Sobre este blog

Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Aplicativo para o transporte público de Brasília

Saiu no Correio Braziliense: um grupo de desenvolvedores brasilienses botou a mão na massa e criou um aplicativo para celular (com versão web também) para informar os usuários a respeito das paradas de ônibus, linhas e rotas.

O aplicativo, chamado Mobee (http://www.mobee.io/), ainda está em fase de testes. Como as informações passadas pelo DFTrans podem estar desatualizadas, os desenvolvedores contam a participação ativa dos usuários para mapear as informações que estão faltando ou desatualizadas.

Do site do Correio:
Pelo Mobee, um usuário pode verificar qual a parada mais próxima, a quantos metros ela está, o itinerário da linha e até mesmo se é preciso pegar dois ônibus para chegar ao destino. O aplicativo ainda sugere a rota mais fácil. Para isso, basta um celular com GPS. Para que o aplicativo seja eficiente, no entanto, é preciso contar com a participação da população. Quanto maior o número de usuários e de colaborações, mais completo o aplicativo, como explica um dos desenvolvedores, o designer de interfaces Wesley Rocha, 34 anos. “No fim do ano passado, conseguimos uma reunião com o DFTrans. Eles nos passaram as rotas, mas não garantiram a atualização. A população vai ter que nos ajudar com esse trabalho e informar o que vê na rua”, comenta.
Veja a notícia completa em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/01/08/interna_cidadesdf,406774/aplicativo-informa-sobre-paradas-de-onibus-e-rota-de-linhas-no-df.shtml

Fiquei muito, muito feliz com essa notícia. Esse é um trabalho importantíssimo, com o qual eu já vinha sonhando há alguns anos, e que agora tem tudo para ir para frente. É, certamente, um passo adiante para tentar resolver o problema do transporte público em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário