Resolvi fazer um levantamento rápido de como está a situação hoje, em fevereiro de 2017.
A lista abaixo não está em ordem de confiabilidade, já que atualmente não moro em Brasília (chuif) e não tenho como verificar os aplicativos e sites pessoalmente. Mas me indiquem nos comentários que eu atualizo a lista!
Então, como descobrir que ônibus que eu pego no DF, em 2017?
1) DF no ponto (site do DFTrans) - http://www.sistemas.dftrans.df.gov.br/horarios/src/mapas/index
Site oficial do DFTrans. Disponível apenas para desktop? Usa OpenStreepMaps para mostrar o mapa.
Não é um sistema muito bom. Tem os seguintes problemas:
- O sistema de auto-completar usa nome de ruas que às vezes não batem com o que eu esperaria (por exemplo, para o Lago Norte, não encontrei SHIN, mas encontrei Quadra). Ou seja, tem que tentar um pouquinho diferentes opções de nomes de rua para descobrir que ônibus pegar.
- O aplicativo mostra o trajeto das linhas que passam ou pela origem ou pelo destino informados pelo usuário e as informações de saída do ponto final, mas não faz estimativa de que horas o ônibus vai passar na parada. O usuário precisa se virar para montar as baldeações manualmente, ou então se resignar a caminhar muito pra chegar onde quer.
O lado bom é que, ao menos teoricamente, as informações dadas são oficiais e atualizadas.
Nota: 3/10.
2) Moovit - https://moovitapp.com/?metroId=1702
Pode baixar o aplicativo pro celular ou usar no site acima. Desenvolvido por uma companhia israelense, mas com informações sobre diversas cidades, inclusive Brasília. Não gostei muito do sistema de auto-completar dos endereços, que não reconheceu alguns dos endereços que tentei, mas quebra o galho. O lado bom é que sugere troca de ônibus para chegar no lugar mais rápido.
Nota: 7/10.
3) Mobee - http://www.mobee.io/
Aplicativo para desktop ou para celular. Esforço colaborativo para mapear as paradas e os ônibus do DF. Não usei a versão para celular, mas a versão desktop tem alguns probleminhas... Por exemplo, não consegui fazer login ou cadastro, e as mensagens de erro não foram muito úteis para entender o que estava acontecendo.
Ao menos na versão desktop, não encontrei maneira de fazer consulta de origem/destino, apenas buscar o trajeto de linhas por número ou por nome da parada de ônibus.
A ideia é fantástica, e o projeto certamente é bem-vindo, mas ainda não me parece pronto para uso no dia a dia.
Nota: ? (não testei a versão para celular. Versão para desktop não parece pronta para uso.)
4) Google maps - http://maps.google.com
Aparentemente, o velho e bom Google Maps é a melhor solução para descobrir como ir do ponto A ao ponto B de ônibus no DF. Ele sugere baldeações, dá uma estimativa do tempo que leva (inclusive os trechos a pé), preço e frequência aproximada dos ônibus. O explorador de horários (versão desktop) também ajuda muito a ter uma ideia bem visual de quanto tempo cada opção leva, e quanto precisa caminhar. Um possível problema é desatualização, uma vez que se o DFTrans muda horários e/ou trajetos, o Google depende da informação ser enviada a eles para que o sistema seja atualizado. Mas isso é um problema com todos os aplicativos, não só o Google Maps.
Não fornece informações em tempo real, mas isso é um problema não do Goole Maps, mas do DFTrans, que não fornece as informações de tempo real e nem com a precisão necessária para o aplicativo funcionar com todo seu potencial.
Nota: 8/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário