Sobre este blog

Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Problema para consultar horários de ônibus de Brasília? Aqui tem a solução!

ATUALIZAÇÃO em 21/10/2009: Descobri que o erro só acontece para quem usa o browser em outra língua que não o português.

Você talvez já saiba que o GDF oferece um site para consulta dos horários e itinerários dos ônibus no DF. Talvez você, que nem eu, tenha tentado usar o site e tenha se deparado com o fato de que ele nem sempre funciona. Quando eu digo não funciona, é não funciona mesmo. Daqueles não funciona que cospe uma mensagem de erro horrorosa na sua cara, e finge que não é com ele. Algo como "-1843 - ORA-01843: not a valid month".

(Veja o serviço de consulta aos horários dos ônibus aqui.)

Esse problema aparentemente só afeta aqueles que usam o navegador em uma língua que não o português. Sem querer entrar em detalhes muito técnicos, mas talvez já entrando, o problema é que a parte visível do sistema, o lugar onde você informa os dados da pesquisa, não se entende com a parte que fica por detrás, ou o coração do sistema. Ele informa a data para o sistema no formato "15/04/2009", que é o formato de data padrão brasileiro. O problema é que, se você está usando um browser em outra língua, por algum motivo o sistema espera receber a data usando o formato padrão equivalente à língua do seu browser. Se você estiver usando o browser em inglês, o formato é "15-APR-09" (observe que, nesse caso, o mês tem que ser informado em inglês). Não era para ser problema do usuário, mas por enquanto não tem outro jeito de ver os horários dos ônibus sem tentar enganar a parte visível do sistema para agradar a parte invisível.

Então, para conseguir fazer a pesquisa numa boa, você tem duas opções. A primeira é usar um browser que esteja em português. A segunda é descobrir o formato de data que o sistema vai aceitar no seu caso e informar a data da pesquisa seguindo aquele padrão. Uma maneira fácil de descobrir qual é o formato adequado no seu caso é ir para a página inicial do DFTrans e ver como é que o sistema te mostra a data das notícias.

Se o site não permitir que você entre a data no formato certo, faça o seguinte: digite no bloco de notas a data da pesquisa no formato "15-APR-09" (ou no formato equivalente à língua do seu browser), copie essa data usando Ctrl+C, selecione a data no formulário do DFTrans, e cole usando Ctrl+V.

Enfim, é uma gambiarra, mas enquanto o pessoal não dá um jeito, você não fica sem o horário dos ônibus.

Ah, e não se esqueça de mandar um email para o DFTrans reclamando do problema!