Por que até hoje não temos um mapa das linhas de ônibus em Brasília? Bom, não sei ao certo. Mas tenho algumas teorias.
Uma delas é a de que cada uma das sete empresas que detêm a concessão de oferecer o serviço de ônibus faz de um jeito, e o DFTrans ainda não se mobilizou de maneira definitiva para tomar as rédeas do assunto.
Outra é que, com o inacreditável número de linhas de ônibus que temos no DF, um mapa ia parecer mais um ninho de cobras e não ia ajudar muito. Temos no DF todo 888 linhas de ônibus, só de transporte convencional, para os nossos 29 terminais. São Paulo tem 1333, contando permissões e concessões (não sei dizer qual a diferença entre as duas). Berlim, com seus quase três milhões e meio de habitantes (um milhão a mais do que nós no DF) tem 147 linhas de ônibus. Não há dúvidas de que quanto menos linhas, mais fácil fica de oferecer informação descomplicada.
A falta de integração das tarifas no nosso transporte público criou essa aberração (na minha humilde opinião) de ter inúmeras linhas de ônibus saindo do mesmo lugar, indo para o mesmo lugar, mas fazendo itinerários diferentes. Os diferentes itinerários são necessários para atender às necessidades diversas da população que usa o serviço, mas tenho certeza de que, com a integração tarifária, é possível simplificar e melhorar essa malha.
A título de comparação:
- Em Fortaleza, onde o sistema de transportes funciona por meio de terminais de integração, ao todo existem 221 linhas de ônibus regulares e 22 linhas noturnas. São 9 terminais, sendo que 7 deles são terminais integrados.
- Em Curitiba, considerada a cidade com melhor transporte público do Brasil, o número é maior: ao todo, 465 linhas, sendo que 75 delas são linhas metropolitanas não integradas. A explicação sobre como funciona o transporte por lá é bem interessante e vale a pena dar uma olhada.
Sobre este blog
Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário