Sobre este blog

Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um mapa do transporte público no DF?

Por que até hoje não temos um mapa das linhas de ônibus em Brasília? Bom, não sei ao certo. Mas tenho algumas teorias.

Uma delas é a de que cada uma das sete empresas que detêm a concessão de oferecer o serviço de ônibus faz de um jeito, e o DFTrans ainda não se mobilizou de maneira definitiva para tomar as rédeas do assunto.

Outra é que, com o inacreditável número de linhas de ônibus que temos no DF, um mapa ia parecer mais um ninho de cobras e não ia ajudar muito. Temos no DF todo 888 linhas de ônibus, só de transporte convencional, para os nossos 29 terminais. São Paulo tem 1333, contando permissões e concessões (não sei dizer qual a diferença entre as duas). Berlim, com seus quase três milhões e meio de habitantes (um milhão a mais do que nós no DF) tem 147 linhas de ônibus. Não há dúvidas de que quanto menos linhas, mais fácil fica de oferecer informação descomplicada.

A falta de integração das tarifas no nosso transporte público criou essa aberração (na minha humilde opinião) de ter inúmeras linhas de ônibus saindo do mesmo lugar, indo para o mesmo lugar, mas fazendo itinerários diferentes. Os diferentes itinerários são necessários para atender às necessidades diversas da população que usa o serviço, mas tenho certeza de que, com a integração tarifária, é possível simplificar e melhorar essa malha.

A título de comparação:

- Em Fortaleza, onde o sistema de transportes funciona por meio de terminais de integração, ao todo existem 221 linhas de ônibus regulares e 22 linhas noturnas. São 9 terminais, sendo que 7 deles são terminais integrados.
- Em Curitiba, considerada a cidade com melhor transporte público do Brasil, o número é maior: ao todo, 465 linhas, sendo que 75 delas são linhas metropolitanas não integradas. A explicação sobre como funciona o transporte por lá é bem interessante e vale a pena dar uma olhada.